top of page

Confira abaixo os horários das palestras desta edição!

Para participar dos Workshops é necessário inscrição prévia (link disponível na aba "Atividades").

 

(Obs.: Programação sujeita a alterações)

CRONOGRAMA

SÁBADO (06/08)

Sábado

09h00 Mesa redonda: O Perfil do Profissional de Games

Mesa redonda que gira em torno de discussões sobre o perfil do profissional da área de Jogos Digitais. Contaremos com os profissionais Paulo Luis Santos da Flux, Guilherme Tsubota da Skillab e Pérsis Duaik da Duaik Entertainment. O mediador da mesa será o Prof. Alan Carvalho, Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul.

11h00 Palestra: Os e-Sports e o Desenvolvedor de Games

Como os e-Sports afetam a área de desenvolvimento de games, com Moacyr Alves, presidente da AciGames.

13h00 Palestra: Processo Criativo

Reflexões acerca do pensamento e do processo criativo com Sérgio Dassie Genciauskas (Universidade Metodista de São Paulo). I.tens.

14h00 Palestra: Marketing e Games

Entenda mais as formas de marketing de games com o professor Luiz Barna (FMU, Caixa, Anhanguera e Siemens)

15h30 Palestra: Game Scrum

A palestra aborda o desenvolvimento de Games com Scrum em uma visão geral. Discutiremos conceitos básicos como características do time de desenvolvimento, fluxo do Game Scrum, user stories, estimativa de horas no projeto e ferramentas para desenvolver com Scrum. A abordagem é altamente baseada no livro "Agile Game Development", de Clinton Keith. Será ministrada por Alexandre Greluk Szykman.

17h00 Palestra: Games Open Mind

Os jogos eletrônicos são apenas o último capítulo da longa história entre os jogos e a humanidade. Nessa palestra, ministrada por Fabiano Onça, vamos conhecer mais sobre as diferentes visões que influenciam a criação de jogos. Como pensar diferente, para ter um produto único e diferente?

Please reload

DOMINGO (07/08)

09:00 Workshop: Desenvolvendo Games com AngularJS

Palestrante: Leonardo de Melo da Costa, aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec SCS, é desenvolvedor Web e desenvolvedor .Net e nas horas vagas é um aventureiro no mundo dos games e WebApps híbridos.

Introdução ao framework AngularJS para desenvolvimento de games em HTML5. Desejável ter noções básicas de HTML e JavaScript.

10:30 Workshop: Boas práticas de desenvolvimento com Unity

Palestrante: Thiago de Noronha Tejo, aluno de Jogos Digitais da FATEC SCS, é desenvolvedor independente desde 2014, com projetos pessoais como "Matando Robôs Gigantes - O Jogo", e também possui experiência profissional no desenvolvimento de jogos mobile.

Dicas de nível iniciante/intermediário para auxilar em diferentes fases do desenvolvimento de um jogo: Organização do projeto, Estruturação, Flexibilidade, Otimização, Controles, Mecânicas de Jogo, Câmera, Level Design, entre outros.

É desejável que cada interessado leve seu próprio notebook com o software já instalado (é preciso levar também adaptador de tomada e extensão elétrica).

13:00 Workshop: O Cubo Mágico e seus mistérios

Palestrante: Luciane Tanaka, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec SCS, compete nacionalmente em campeonatos de Cubo Mágico.
Conheça um pouco mais da história do Cubo Mágico e venha aprender a desvendar alguns de seus segredos.

14:00 Workshop: Criação de Personagens

Palestrante: Luisa Sales, aluna de Jogos da Fatec SCS, é desenhista e projetou este site. Já Luíza Eugenia Nunes Von Villon Imbó Fonseca Nicolosi, aluna de Análise e Desenvolvimento de Software da Fatec SCS, é ilustradora, desenhista e animadora (faz animações!).
Através de modelos, ideias, imagens, ajudaremos você a viajar nas asas da sua própria imaginação. Aqui aprenderá algumas dicas de como ter ideias para criar seus próprios personagens de games.
Para participar é preciso que traga lápis, papel ou caderno de desenho, materiais para colorir.

15:30 Workshop: Pixel Art: De limitação gráfica à estilo visual nos jogos modernos

Palestrante: Lucas Kich, aluno de Jogos da Fatec SCS, é fundador da Startup de games 4Pluz Studios, pela qual lançou o primeiro jogo para dispositivos móveis "Road to the Academy", 2016; expositor selecionado no BIG Booth do Brazil's Independent Game Festival 2016. Profissional, consultor e diretor de arte especializado em Pixel Art para jogos há 7 anos.

Uma visão geral sobre as práticas e aplicações do Pixel Art no desenvolvimento de jogos, abordando vantagens e desvantagens de utilização, conceitos de animação e ilustração, análise de mercado e contexto histórico.

17:00 Workshop: Um Universo de Triângulos: Como funciona uma Game Engine

Palestrante: Lucas Sabião, graduado em Jogos Digitais pela Fatec SCS em 2014, é Game Developer e Graphical Programmer na Empresa DEDIG. Atua desenvolvendo jogos e shaders para diversas finalidades e toda a parte de infraestrutura para jogos e serviços.
Breve introdução ao funcionamento de uma game engine, desde de a produção dos vértices em uma ferramenta gráfica, até a renderização da imagem final. Em termos simples, e sem a necessidade de saber programar.

Please reload

Domingo
bottom of page