top of page

PALESTRANTES

Conheça alguns dos palestrantes desta sexta edição do Fatec SCS Games Day. São profissionais renomados, com notórias contribuições no mercado brasileiro de desenvolvimento de games.

Ariane Parra é fundadora da Women Up Games, influenciadora digital na FIAP e designer de games. Estudou Engenharia de Produção na PUC-SP. Cursou e certificou-se em Gestão e Liderança pela Universidade de Pittsburgh – EUA em 2009, especialização realizada em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estudou Game Design em 2011 e começou sua jornada de conectar mulheres ao mundo dos games na Women Up em 2014. É mentora de empreendedoras em eventos influentes de tecnologia, palestrante e participante ativa em painéis e debates favorecendo o empoderamento de mulheres através da tecnologia, representando a classe feminina no setor de games.

Pá Falcão é consultora empresarial e educacional em desenvolvimento de cursos, aulas e programas de treinamento. Palestrante internacional com artigos e trabalhos apresentados em diversas conferências. Criadora de jogos para treinamento. Escritora. Especialista em Treinamento e Desenvolvimento utilizando jogos cooperativos como ferramenta. Criou e desenvolveu jogos de treinamento com Hercules - The Competencies Games, Aasgard - The Viking Potential Development Game e outros. Professora em cursos de pós-graduação. Engenheira formada pelo ITA com pós-graduação em Jogos Cooperativos.

Caroline Ferreira estagia na Kinship Entertainment, um estúdio independente de jogos digitais localizado em São Paulo e é aluna do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul.

Luisa Sales é ilustradora no Grupo Educacional J.Piaget - Sistema de Ensino Multimídia, ilustradora freelancer e aluna do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul.

Adriane Monteiro Fontana é Doutora em Engenharia pela Universidade de São Paulo (2005) com estágio no exterior na Universidade de Lund-Suécia, Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2001) e Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, transportes, sinalização de trânsito, transporte público urbano e adequação ambiental. Professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação com diversos artigos e trabalhos publicados/apresentados em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Diretora da Fatec São Caetano do Sul desde o início de suas atividades, onde também orientou e orienta alunos para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, inclusive no curso de Jogos Digitais.

Fabiano Onça é bacharel em Jornalismo, mestre em Jornalismo e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA (USP). Desenvolve jogos de tabuleiro desde 2002 para empresas como Toyster, Grow, Hasbro, Nestlé, Natura e Winning Moves (EUA e Alemanha). Em jogos digitais possui títulos desenvolvidos para o Grupo Abril, Santander, Vivo, Nestlé e Greenpeace. Colaborador e colunista de games nas revistas Playboy, Grandes Guerras, Mundo Estranho e Superinteressante. Editor de canal de games e esportes em sites como Terra, Super11.net e StarMedia. Editor de programas de rádio e tv. Finalista e vencedor de diversos concursos internacionais, como Concours International de Créateurs de Jeux de Socièté e Europa Ludi. Leão de Bronze em Cannes na categoria Games com o jogo on-line multiplayer "Weather", feito para Greenpeace, em 2008. Professor no curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta.

Daniel Moura é professor com dez anos de experiência na área de Computação Gráfica e Modelagem 3D, tendo atuado nas maiores escolas do país. Possui seis certificados ACE/ACI internacionais da Adobe e é desenvolvedor de jogos mobile, publicados na Google Play Store. É aluno do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul.

EE Salime Mudeh, Fatec São Caetano do Sul

Cleber Araujo Lima é Professor de História e Filosofia na rede estadual de Educação desde 2013. Trabalhou como Analista de Documentação e Acervo em um centro de memória da empresa JSL por dois anos. Também foi professor de História, Filosofia e Ética e Cidadania Organizacional nas Etecs Adhemar Batista Heméritas e Albert Einstein. É aluno do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul.

Pedro Kayatt é Engenheiro de Computação formado na Escola Politécnica da USP com Diploma Duplo no Politecnico di Milano. Com vários anos de experiência no desenvolvimento de jogos e participação em projetos internacionais, inclusive no MIT. Possui experiência internacional na Itália como desenvolvedor oficial em XBox360, PlayStation 3, Wii, Android, iOS, Windows 8 e Windows Phone. Fundador e presidente da VRMonkey, empresa que desenvolve experiências de Realidade Virtual para os setores de educação, simuladores, jogos, arquitetura e live-action. Co-fundador da Naked Monkey Games, estúdio de desenvolvimento de jogos digitais em São Paulo. Atuou no mercado de jogos digitais e tecnologia da informação em empresas como Best, Cool & Fun Games, Glu Mobile, Novecento Games e DevCase Tecnologia.

Thiago Coser é Bacharel e Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas e Mestre em Artes pela Unicamp. Professor do curso de Programação de Jogos Digitais da FIAP, já lecionou no Senac/SP e foi professor convidado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp em 2008. Atuou no desenvolvimento de softwares e jogos educacionais em instituições como Laboratório de Tecnologias Educacionais (LTE) da Unicamp e Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural (CBME) da USP. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Computação Gráfica, 3D e Design de Jogos. Em 2008, quando integrou o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos (GPDJ) da Unicamp, concorreu na etapa internacional do concurso Imagine Cup, da Microsoft, na categoria Game Development, com o desenvolvimento de jogos que reforçam conceitos de cidadania e educação ambiental.

Eles são co-fundadores e sócios do estúdio/editora independente Potato Cat, onde desenvolvem jogos de tabuleiro, de cartas, de dados, de RPG, educacionais, filosóficos, artísticos, digitais e o que mais você conseguir pensar. Assinam como Game Designers o card game Cartas a Vapor, jogo unicamente de cartas idealizado a partir do selo Brasiliana Steampunk de Enéias Tavares, contracenada por personagens da literatura clássica nacional; e o board game Café Express, jogo que se passa em um Velho Oeste alternativo no qual a economia é movida a café. Samanta é formada no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul e Kevin é aluno no mesmo curso.

Luiz Carlos Pinheiro Junior tem experiência de mais de dez anos na área de TI, sendo que nos últimos anos com ênfase em desenvolvimento de aplicativos e jogos digitais voltados para Educação. Graduado em Jogos Digitais pela Fatec Americana e Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP. Trabalhou em startups de jogos e hoje dedica-se a pesquisas no LARCOM/UNICAMP (Laboratório de Redes de Comunicações) com o conceito de cidades inteligentes.

Please reload

bottom of page