Confira aqui detalhes sobre a mesa redonda e os talks que teremos nos dois dias do Fatec SCS Games Day.
(Obs.: Programação sujeita a alterações)
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO (07/10)
DOMINGO (08/10)
13h30 - A atuação das mulheres na indústria brasileira de jogos digitais
Mesa redonda que terá como tema a atuação das mulheres na Indústria Brasileira de Jogos Digitais, apresentando e discutindo tanto as possibilidades como os desafios. Contaremos com as profissionais Ariane Parra da Women Up Games, Pá Falcão da Pá Falcão DHO & Games, Caroline Ferreira e Luisa Sales, alunas do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul. A mediadora da mesa será a Profa. Dra. Adriane Monteiro Fontana, Diretora da Fatec São Caetano do Sul.
15h10 - Gameficações & Gameficações: críticas e novas saídas
Fabiano Onça, da Onça Games e Faculdade Impacta, discutirá a gameficação, que tornou-se o novo Eldorado dos clientes. Todos querem gamificar. Ao mesmo tempo, matéria recente da BBC aponta para um índice de 80% de falhas nas gamificações. Causa: design pobre (poor design). Isso nos permite supor que existe um descompasso entre a demanda e a oferta. Aí está uma oportunidade para jovens game designers que queiram trabalhar com isso junto a clientes corporativos.
16h30 - Blender Sculpt Mode
Daniel Moura, da 4Fun, irá abordar o método de modelagem Sculpt com a demonstração das principais ferramentas, quais os erros mais comuns e dicas para aprimorar o workflow com boas práticas de modelagem. Será criada uma base mesh para servir como apoio para um personagem completo e será demonstrado como o uso de referências são fundamentais para obter um melhor resultado.
18h10 - A construção do herói na mitologia e nos jogos digitais
Cleber Araujo Lima, da EE Salime Mudeh, irá abordar as definições do que é o mito e sua importância para o nosso entendimento de diversas civilizações do passado. Serão abordados alguns aspectos da Mitologia Suméria (a Epopeia de Gilgamesh) e da Mitologia Grega (Mito de Teseu). Após um debate sobre os mitos, vamos analisá-los sob a perspectiva da "Jornada do Herói" de Joseph Campbell e da "Teoria dos Arquétipos" de Carl Gustav Jung. Após isso, vamos analisar alguns jogos digitais que abordam as ideias de Campbell e Jung.
10h30 - Realidade Virtual em Games: possibilidades, perspectivas e recursos
A Realidade Virtual, conceito que vem pelo menos desde a década de 1970, tem sido cada vez mais presente nos games e em outras experiências interativas nos últimos anos. Venha conhecer com Pedro Kayatt, da VRMonkey, as possibilidades de desenvolvimento, além de perspectivas de mercado e do conhecimento e recursos necessários para a criação de jogos e apps de alto impacto utilizando Realidade Virtual.
14h - Criando jogos melhores com Design
Nesta palestra vamos conversar sobre alguns princípios para criação de jogos melhores a partir de um olhar sobre conceitos fundamentais de Design. São questões-chave que formam uma metodologia para tanto facilitar o desenvolvimento do projeto, quanto para aumentar a efetividade da experiência no jogador. Com Thiago Coser, professor da FIAP.
16h10 - Das telas ao tabuleiro: novas alternativas para o mercado de jogos
Samanta e Kevin Talarico, fundadores da Potato Cat, trarão uma abordagem prática e teórica a respeito das diferenças entre os mercados de jogos digitais e jogos analógicos, apontando novas alternativas para quem quer atuar no ramo, seja com ilustração, game design ou até mesmo programação. Como exemplo, será exposto o trabalho da Potato Cat em seus dois jogos de mesa: o Cartas a Vapor, publicado em 2016 em parceria com a Brasiliana Steampunk, e o Café Express, com previsão de lançamento no início de 2018. Por fim, vamos indicar um método de inserção no mercado menos arriscado, o financiamento coletivo, explicando como funciona e dando sugestões para quem quiser seguir o mesmo caminho.
17h50 - Game jams: como montar seu guia prático de sobrevivência
Você gosta de desenvolver jogos? Quer ganhar experiência e ao mesmo se divertir? Testar mecânicas? Colocar a criatividade em ação? Sentir a adrenalina correndo nas veias enquanto desenvolve um jogo em algumas horas? Então precisa participar de uma game jam e existem muitas no mundo te esperando, mas se você quiser usar uma camiseta 'Eu sobrevivi a mais uma game jam' precisa conhecer o caminho das pedras, os macetes e os 'don't do it'. Luiz Carlos Pinheiro Junior vai falar sobre tudo isso e mais um pouco.